De que problemas você está se escondendo?

De que problemas você está se escondendo?

Em 2006, os economistas israelenses Dan Galai e Orly Sade escreveram um artigo sobre o comportamento dos investidores que se tornou mundialmente conhecido pelo seu nome: o efeito avestruz. Eles o nomearam com base na crença comum (infelizmente, falsa) de que os avestruzes tentam evitar os predadores apenas enfiando a cabeça na areia.

O efeito avestruz é um fenômeno psicológico que acaba muitas vezes tomando as rédeas das nossas vidas, caso a gente não lute para controlá-lo. Segundo ele, quando as coisas estão muito complicadas, geralmente não queremos nos aprofundar nos nossos problemas; ignoramos informações que nos incomodam, preferindo não pensar no problema – enfiar a cabeça na areia. Por exemplo, quando não estamos bem no trabalho, a tendência é não buscarmos feedback, porque isso protege nosso ego. Da mesma forma que um estudante, por exemplo, se sente feliz ao saber que o professor ainda não trouxe as notas de uma prova, porque ele não quer se deparar com o resultado, principalmente se sente que será ruim.

Quando temos uma ideia no nosso trabalho, não queremos acreditar que ela, na realidade, não é tão boa assim e vamos em busca da sua confirmação, ignorando os contras. É melhor acreditar que nossa ideia é a melhor para resolver uma situação do que encarar a realidade. Isso acontece também nos nossos relacionamentos, na nossa família e na nossa vida financeira. Somos atingidos todos os dias pelo efeito avestruz e, se não encaramos nossos problemas, eles só vão ficando maiores.

De que problemas você está se escondendo?

Uma semana de muita coragem para você não enfiar a cabeça na areia! 💜

 

#SegundaDaCriatividade #BomDia #BelasLetras

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.