Que fraquezas podem se tornar nossas forças?

Que fraquezas podem se tornar nossas forças?

Vivek Ranadive era um empreendedor indiano que vivia nos Estados Unidos, onde construiu família. Um dia, uma de suas filhas, de 12 anos, pediu se ele podia ajudar seu time feminino de basquete da escola nos treinamentos, já que nenhum outro pai queria assumir o desafio. Vivek nunca tinha tocado numa bola de basquete na vida e conhecia superficialmente o jogo, mas aceitou o desafio. Quando viu as meninas jogarem, se deu conta de por que outros talvez não tivessem aceitado: o time realmente não era dos melhores.

Por incrível que pareça, a falta de conhecimento aprofundado de Vivek sobre o esporte foi o segredo do sucesso dele. Olhando aquele jogo do lado de fora, ele fazia uma pergunta que poucos outros se faziam: quando faz uma cesta, por que os times voltam rápido para se defender?

Vivek também se deu conta rápido de que precisava criar uma estratégia para compensar de alguma forma a falta de “talento” da sua equipe.

Assim, Vivek teve a ideia de criar uma marcação fechada, sob pressão, evitando que a bola passasse do meio campo. De alguma forma essa estratégia escondia as limitações do seu time. Com uma defesa muito forte, ele compensava o fato de não ter boas arremessadoras ou jogadoras altas, porque a especialidade do time dele tinha se tornado roubar a bola e avançar sempre; uma hora a bola ia cair.

Ou seja, a aparente falta de habilidade em driblar e a baixa precisão nos arremessos acabaram invertendo a lógica de Vivek pensar para desenvolver outras forças das meninas.

Com esse jeito diferente de competir, Vivek pegou os demais times de surpresa e ganhou o campeonato daquele ano, teoricamente com o time mais fraco. Isso passou pela ideia de que Randive reconheceu as fraquezas do seu time e, por isso, apostou em uma palavrinha: inovação.

Você já parou para pensar que as forças que garantem o sucesso de outra pessoa podem não ser as mesmas que as suas? Que você pode buscar outros caminhos, fugir das fórmulas e ser bem-sucedido fora dos padrões de “vitória”?

Uma semana de muitas conquistas para você! 💜

 

Ah, de um completo ignorante para o basquete, Vivek se tornou um dos donos do Golden State Warrios, um dos maiores times NBA, a liga de basquete mais importante do planeta.

 

#SegundaDaCriatividade #BomDia #BelasLetras

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.