Qual é a sua ocupação?

Qual é a sua ocupação?

Durante alguns anos, viajei muito a trabalho e a estudo. Muito mesmo. E viajar assim é muito diferente de tirar férias. É muito mais cansativo e você não consegue aproveitar quase nada. Para mim, na verdade, o momento que me deixava – e ainda me deixa – mais tenso era a hora de você preencher o check-in no hotel e se deparar com aquele campo chamado “Profissão” ou “Ocupação”.

Um cargo ou uma profissão é só um rótulo que eu preciso colocar em mim mesmo para que as pessoas me julguem, mas nunca vai definir tudo aquilo que eu sou e o meu potencial.

Voltando aos hotéis: no começo eu me esforçava em colocar algo o mais próximo possível; com o tempo, aprendi com um amigo a me divertir com o problema ao invés de me preocupar: eu inventava na hora uma profissão qualquer, com o desafio de não repetir nenhuma. Publicitário, advogado, enfermeiro, e quando as profissões mais “normais” foram acabando passei a usar outras sem medo, animador de festas, dublador de desenhos, pianista, engenheiro de bonecos infláveis… 😅 O que era algo tenso pra mim virou um momento de diversão.

O poeta Carlos Drummond de Andrade tem uma crônica linda, chamada auto-retrato, em que ele descreve a si mesmo olhando para o espelho. E ele escreve que, embora tenha um monte de formas de dizer quem ele é, acima de tudo ele é gente. 😊 E gente é assim mesmo; gente não é uma coisa só; gente é multifacetada e ainda bem, embora todo mundo queira colocar as pessoas sempre dentro de uma caixa só.

Ninguém nos contou na escola que a gente podia ser não apenas uma coisa, mas tudo que a gente quisesse ser. Agora a gente tem um livro que resume bem melhor do que eu esse sentimento: Como ser tudo o que você quiser, da Emilie Wapnick, uma das maiores referências mundiais em multipotencialidade, que apareceu para o mundo graças a um TED inesquecível.

Se mesmo depois de crescer, como eu, você ainda quer fazer muitas coisas, seja dentro ou fora da sua empresa, esse livro é basicamente uma leitura obrigatória. 😉 Quando você terminar, tenho certeza que vai se perguntar: “como que eu não li esse livro antes?”.

Desejo a você uma semana multipotencial! 💜

 

#SegundaDaCriatividade #BomDia #BelasLetras

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.