Uma vez, um professor entrou na sala de aula com um copo de água na mão cheio até a metade. Os alunos esperavam que ele viesse com a velha pergunta: “Vocês acham que o copo está meio cheio ou meio vazio?”. Mas a questão era outra:
“Qual é o peso desse copo de água?”
Os alunos começaram a chutar as respostas, até que o professor explicou o seguinte: o peso do copo é o que menos importa.
O que realmente importa é por quanto tempo você segura o copo nas mãos.
Se você segurar o copo por um minuto, vai sentir ele menos pesado. Mas se você segurar por 10 minutos, vai sentir um pouco mais pesado e, à medida que o tempo passar, ele vai ficar cada vez mais pesado.
Se segurar um copo de água o dia todo, é provável que você já nem sinta mais direito as suas mãos. Se você passar a noite toda acordado segurando o copo, no dia seguinte aquilo vai ter sido uma experiência análoga a uma tortura.
Essa singela história, que é muito usada por psicólogos, é uma das formas mais ilustrativas de definir como o estresse funciona. Quando a gente se preocupa com as coisas, mas às vezes tenta aliviá-la, não terá problemas. Mas se deixa as preocupações incomodarem você por horas, elas começam a se tornar um problema. Por dias, o estresse passa a sobrecarregar.
Se você pode fazer algo a respeito dos problemas, apenas faça; mas não durma com eles. Ou eles vão servir apenas para matar a sua produtividade, não para aumentá-la.
O texto de hoje é para convidar você a largar o copo neste feriado se puder e, para avisar que eu vou largar ele também.
Uma semana de muita produtividade para nós! 💜
#SegundaDaCriatividade #BomDia #BelasLetras
Deixe uma resposta