Ficar em casa têm provocado sentimentos ruins em você?
Edvard Munch foi um pintor norueguês, considerado um dos pais do expressionismo, que produzia telas abordando temas difíceis como a solidão, a melancolia, a ansiedade e o medo. Uma tela de Munch poderia muito bem traduzir o momento que vivemos agora no Brasil, com todos nós afetados de uma maneira muito forte por notícias de mortes e a tristeza que sentimos com pessoas próximas a nós adoecendo e, em alguns casos, falecendo.
Munch registrou em seu diário, em 22 de janeiro de 1892, o momento em que estava caminhando em Oslo com dois amigos, quando ao atravessar uma ponte sentiu, sem razão aparente, um forte misto de melancolia e ansiedade.
Esse é o instante provável que o levou à criação de uma das telas mais conhecidas de todos os tempos, O Grito, que além do seu valor artístico, serviu de inspiração para muitas outras formas de arte, do cinema à música. No ano passado, especialistas encontraram uma frase escondida na obra, escrita pelo próprio autor do quadro: “Só pode ter sido pintado por um louco”.
Explorar emoções poderosas é uma maneira de aumentar o incentivo e a motivação. Muitos artistas e empreendedores são impulsionados em suas buscas não só pela sua curiosidade, mas por intensos sentimentos, inclusive a raiva, a tristeza, a alegria ou a frustração, como os que estamos vivendo agora. Muitos dos melhores poemas foram escritos em tempos de depressão. A criatividade não é inteiramente um ato cerebral: é aprimorada por fortes emoções, que são o combustível para ideias novas.
Sim, canalizar seus sentimentos para criar coisas pode ajudar muito no isolamento. Não precisa pintar uma obra-prima como Munch. Escrever um diário, colocar na cabeceira da cama um caderno da gratidão, cantar, tocar, desenhar (se for com a mão não preferencial, melhor ainda), rabiscar ideias, momentos e sentimentos, tudo isso não apenas estimula a criatividade, mas pode expressar aquilo que estamos sentindo e tornar a vida um pouco menos angustiante do que parece quando ligamos a TV. E isso é libertador.
Uma semana de muitas vacinas para nós! ????
Muito importante: as sugestões do texto, em hipótese nenhuma, substituem qualquer tipo de tratamento clínico ou médico. Se você não está se sentindo bem (mentalmente falando), a primeira coisa a fazer é procurar um profissional, ok?
#SegundaDaCriatividade #BomDia #BelasLetras
Deixe uma resposta